EM 2025 A POUPANÇA AINDA É UM DOS PIORES INVESTIMENTOS

O que é poupança?

A poupança é um investimento de renda fixa, regulamentada pelo banco central, geralmente oferecida por instituições financeiras, que permite ao depositante acumular juros sobre o valor.

Ela é considerada uma opção segura, pois os depósitos são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) até um certo limite, o que protege o dinheiro do correntista em caso de falência do banco.

A poupança é um investimento de liquidez diária, onde pode ser sacado a qualquer momento, o que a torna uma opção acessível para emergências ou necessidades financeiras imediatas.

O rendimento da poupança esta atrelado a taxa Selic (taxa de juros).  Se a Selic estiver acima de 8,5% a rentabilidade da poupança será de 0,5% ao mês mais a variação da TR.

Caso a taxa Selic esteja abaixo de 8,5% ao ano: seu rendimento equivale a 70% da Selic mais a variação da TR.

A poupança é  considerada um dos piores investimentos por algumas razões:

1. Baixa Rentabilidade:

A taxa de juros da poupança é geralmente muito baixa, muitas vezes inferior à inflação. Isso significa que, ao longo do tempo, o poder de compra do seu dinheiro pode diminuir, já que os rendimentos não acompanham o aumento dos preços.

2. Inflação:

Quando a inflação é maior do que a rentabilidade da poupança, o dinheiro que você tem guardado perde valor real.

Em outras palavras, mesmo que você tenha mais dinheiro na conta, ele pode comprar menos bens e serviços no futuro.

3. Liquidez:

Embora a poupança ofereça liquidez (você pode acessar seu dinheiro a qualquer momento), outros investimentos, como fundos de investimento ou ações, podem oferecer melhores retornos a longo prazo, mesmo que tenham um pouco mais de risco.

4. Falta de Diversificação:

Investir apenas em poupança significa que você não está diversificando seus ativos. Diversificação é uma estratégia importante para reduzir riscos e potencializar retornos.

5. Alternativas Melhores:

Existem muitas opções de investimento que podem oferecer retornos mais altos, como fundos de investimento, ações, títulos públicos e imóveis, que podem ser mais adequados para quem busca crescimento do patrimônio.

Por essas razões, muitos especialistas financeiros recomendam que as pessoas considerem outras opções de investimento, especialmente para objetivos de longo prazo.

Se você estiver pensando em investir, é sempre bom pesquisar e, se possível, consultar um profissional da área. Se precisar de mais informações, estou aqui para ajudar!

Aproveite para ver outros conteúdos

Economia